domingo, 1 de maio de 2011

CURIOSIDADES - VIDRO


História


A arte de fabricar o vidro é muito antiga, ignorando-se a forma como surgiu. Uma das histórias conhecidas sobre a descoberta do vidro, relata que, há uns 5000 anos, uns mercadores fenícios teriam desembarcado nas margens do rio Belo, na Síria. Estes mercadores, para cozer os alimentos, teriam recorrido as folhas de uma planta existente no local (a planta Kali), para fazer uma fogueira na areia. Segundo esta lenda, a cinza destas folhas teria fornecido o carbonato de sódio, que misturado com as areias originou um líquido transparente, que quando frio, adquiriu um aspecto duro e liso, semelhante a uma pedra preciosa - o vidro.

É evidente que esta história não passa de uma lenda, pois para a produção do vidro são necessárias temperaturas muito elevadas (2000º C), pelo que o calor produzido numa fogueira não pode concentrar temperaturas desta ordem de valores.

A arte de fabricar o vidro teria surgido na Mesopotâmia, há pelo menos quarenta séculos. A descoberta de lâminas de argila, escritas em alfabeto cuneiforme, datadas de 2700 anos, nas quais se encontram registadas instruções relativamente ao fabrico do vidro , levaram os historiadores a pensar que estas instruções teriam sido copiadas ao longo de séculos.

Composição

São basicamente feitos por areia, cálcario, barrilha, aluminia, corantes e descorantes. As matérias primas que compõem o vidro são os vitrificantes, fundentes e estabilizantes.

Os vitrificantes são usados para dar maior característica à massa vidrosa e são compostos de anidrido sílico, anidrido bórico e anidrido fosfórico.

Os fundentes possuem a finalidade de facilitar a fusão da massa silícea, e são compostos de óxido de sódio e óxido de potássio.

Os estabilizantes têm a função de impedir que o vidro composto de silício e álcalis seja solúvel, e são: óxido de cálcio, óxido de magnésio e óxido de zinco.

A sílica, matéria prima essencial, apresenta-se sob a forma de areia; de pedra cinzenta; e encontra-se no leito dos rios e das pedreiras.

Fabricação

Depois da extração das pedras, da areia e moenda do quartzo, procede-se a lavagem a fim de eliminar-se as substâncias argilosas e orgânicas; depois o material é posto em panelões de matéria refratária, para ser fundido.

A mistura vitrificável alcança o estado líquido a uma temperatura de cerca de 1.300°C e, quando fundem as substâncias não solúveis surgem à tona e são retiradas. Depois da afinação, a massa é deixada para o processo de repouso, de assentamento, até baixar a 800°C, para ser talhada.

Quando o material está quase fundido, o operário imerge um canudo de ferro e retira-o rapidamente, após dar-lhe umas voltas trazendo na sua extremidade uma bola de matéria incandescente.

Agora a bola incandescente, deve ser transformada numa empola. O operário gira-a de todos os lados sobre uma placa de ferro chamada marma. A bola vai se avolumando até assumir forma desejada pelo vidreiro.

Finalmente a peça vai para a seção de resfriamento gradativo, e assim ficará pronta para ser usada.


textos retirados de:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vidro

http://oficina.cienciaviva.pt/~pw054/vidro/Historia.htm

3 comentários:

  1. cade a fonte da pesquisa? ou essas palavras sao suas ? nao citar algo e´´ crime viu.

    ResponderExcluir
  2. Nao se identificar no post tbm. Falha tecnica, já corrigida.

    ResponderExcluir
  3. muito bem gatinho!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir