segunda-feira, 16 de maio de 2011

Dá pra enganar o bafômetro ?


Tava esses dias sem muita coisa que fazer estudando, quando deparei com a seguinte indagação, será que é possível dar o migué enganar o bafômetro ou é essa história é pra enganar leigos mito ?
Bom, na verdade é tudo mito. Primeiramente vamos a algumas exposições; o bafômetro caso alguém não saiba é um instrumento utilizado para verificar a quantidade de sangue no álcool álcool presente no ar exalado dos pulmões, que de acordo com pesquisas, tem um erro muito pequeno em relação a quantidade de álcool no sangue.
Há alguns tipos de bafômetros, mas em todos o seu funcionamento baseia-se em reações de oxidação e redução. Os mais simples são os chamados bafômetros descartáveis, mas estes apenas indicam se a pessoa está ou não acima de um limite previamente calibrado. Ah, e não é este o usado pela polícia pra pega a galera no pulo. Os aparelhos mais sofisticados, esses sim usados pela polícia por incrível que pareça, se diferenciam quanto ao tipo de detecção: há os que utilizam um sistema eletroquímico, semelhante ao das pilhas, e os que utilizam um sensor semicondutor. O último é o mais utilizado, nele o álcool é oxidado com a ajuda de um catalisador e isso acaba gerando uma corrente, que medida como voltagem passa as informações para uma central que calcula os valores de quantidade de álcool.

Mas, agora sim, vamos ao que interessa, dá pra enganar esses aparelhos? A resposta é NÃO. Papai Noel e Coelhinho da Páscoa também não existem.
Vamos aos fatos:
  • Carvão ativado: devido ao fato de ser muito poroso, pessoas tem fé de que ele absorveria as moléculas do álcool. Em tese isso acontece sim, mas não o suficiente para limpar barra. No máximo para ficar comendo carvão atoa.
  • Mascar chicletes: aí já é sacanagem, ajudam a disfarçar o hálito, mas no máximo você vai ficar com o hálito fresco, e olhe lá, porque ninguém mais acredita nessa técnica nem minha mãe acredita nisso mais.
  • Hiperventilação: consiste inspirar e expirar encher e esvaziar, manda ar pra dentro e soprar o ar várias vezes e com certa força e velocidade para aumentar a presença de oxigênio. Funciona no momento e se você tiver bebido pouco, muito pouco, quase nada. No mais vai pagar mico parecendo asmático ou aprendiz de mergulhador.
  • Tomar vinagre: igual ao chiclete, pode melhorar o hálito, e só.
  • Gelo: dizem que o hidrogêneo liberado pelo gelo anula a associação do álcool no ar dos pulmões. Risos, muito risos Primeiramente, para liberar hidrogêneo é necessário altas temperaturas ou correntes elétricas. O hidrogêneo para reagir com o álcool, ou seu derivados, tem que estar protonado, ai serima necessários catalisadores ou reagentes que ajudassem a converter tudo isso em algo não detectável pelo aparelho. O processo de metabolização do álcool (assunto já tratado neste blog) é bastante complexo e feito na região compreendida abaixo da boca, então como pedaços de gelo na boca ajudariam? A temperatura também não ajuda em nada, perdão, só ajuda manter a concentração do álcool, coisa que não se quer. Enfim, com essa técnica podia ganhar um resfriado, mais nada.
Enfim, fica aquela velha dica de não misturar bebida e direção. É a mais eficaz, evita transtornos, perdas físicas e econômicas.

5 comentários:

  1. hahahahaha. Rox demais gordo! =D
    é por isso q eu nao bebo.
    \0)

    ResponderExcluir
  2. kkkkkk
    Eduardo n bebe hehehehe
    e o Batman tb n kkkk
    =* p vcs dois

    ResponderExcluir
  3. Hahahaha
    Que isso, mas tá certinho, papel do batman é salvar as pessoas. =]
    Valeu pelo prestígio Laísa. =* pra vc também.

    ResponderExcluir
  4. gostaria de saber se alquen que inventou a lei seca tolerancia 0 constuma a consumir algun tipo de bebida alcolica ou é apenas para fazer algunha propaganda politica nas vespera de eleiçaõ,o dinhero do inss que todos trabalhadores pagao no final do mes, aonde vai este dinhero. roberto marques da silva fone 33314948

    ResponderExcluir
  5. Aii amigo, tem mais uma lenda correndo!!! Eu testei e deu certo porém o bafômetro q comprei nAo e tão confiável, antes de soprar o bafômetro ingerir 2, 3 colheres de azeite, o tempo de atuação varia de acordo com a quantidade de alcool muito alcool muito azeite, chega a burlar o baf por 30, 40 minutos, existe como provar cientificamente?

    ResponderExcluir