quarta-feira, 27 de abril de 2011

PESQUISADORES DESCOBREM PORQUE A CERVEJA FICA CHOCA!

DO BLOG DO IQ UFG

Olá Químicos e Agregados,

Essa notícia é boa para os amantes da cerveja. Pesquisadores ligados a Universidade Técnica de Munique, na Alemanha (Para quem não sabe, terra natal da Oktoberfest) conseguiram identificar o composto químico responsável pelo aroma/gosto nada agradável de uma cerveja CHOCA.

É o ácido humulônico (É uma adaptação de nome tão somente minha. Não achei na rede nada parecido com esse nome para traduzir. É um ácido iso-alpha oriundo do lúpus da cerveja, humulus lupulus L, daí o nome. Em inglês é humolone acid.).

Pois é, caros beberrões. Com o passar do tempo, esse ácido citado acaba se decompondo em vários outros compostos, como é mostrado na figura a seguir, tirada do próprio artigo que relatou o estudo:































Quem quiser, pode acessar o artigo completo e com mais detalhes, na revista Journal of Agricultural and Food Chemistry, clicando aqui.

Essa decomposição acontece com o tempo e são esses vários compostos oriundos desse ácido é que originam aquele odor ruim absurdo do cara... desagradável da cerveja choca.

Aí você deve estar de perguntando. Como eu evito isso? Segundo os autores, basta ajustar a acidez da cerveja e mantê-la sempre fresca ou preferencialmente, gelada. Leram bem? Ge-la-da.

Ou seja, a decomposição acontece com o tempo e devido ao calor.

Então, é isso. Mantenha sua cerveja sempre gelada.

Abraços e bons goles.

Para vizualizar no Blog do IQ, clique aqui.

Bom pessoal Fica ai mais essa Dica,
e continuem nos acompanhando!
Até m@is!

terça-feira, 26 de abril de 2011

Combustíveis: custo x benefício





Bom galera, recuperado do feriadão regado à muita sombra, agua fresca e chocolates, vamos voltar apertando o pé no acelerador contra o tempo perdido. Falando em pé no acelerador, quem pegou a estrada pra curtir esse feriado prolongado percebeu que o preço dos combustíveis nas bombas estavam pra f!@%$%! a nação !? Nunca na história desse país se viu preços tão elevados nas bombas.



Pensando nisso e aproveitando que já tocamos uma vez no assunto, eu me perguntei... qual dos combustíveis gasta mais? e porque o carro ganha potência quando abastecido com álcool? Então fiz uma breve pesquisa a partir dessas perguntas.



Apesar de a potência do motor ser quase a mesma independente da mistura, as variações são, em média de 3 cavalos de potência, então quando abastecido com álcool o carro tende a oferecer melhor desempenho, enquanto com a gasolina tem maior autonomia de rodagem. Isso acontece porque a gasolina e o álcool (etanol) agem de maneira diferente no motor, a principal diferença é o poder calorífico de cada combustível, ou seja, a quantidade de energia por quantidade de massa.



O engenheiro de Materiais Fernando Pan, da Escola Politécnica da USP explica que um litro de gasolina tem mais energia que um litro de álcool. " Para cada grama de gasolina utilizada no motor, são necessários 15 gramas de oxigênio para a queima completa. Para um grama de álcool são necessários 9 gramas de oxigênio, por isso em um ciclo de motor a álcool é possível colocar mais combustível que em um ciclo de motor a gasolina". Por isso o motor a álcool é mais potente, porém consome mais combustível.



Na dúvida entre o pior e o menos ruim dá-se por encerrado mais um round álcool x gasolina, com vitória da gasolina na questão autonomia sendo ainda uma grande vilã ambiental.





Saiba calcular a vantagem dos combustíveis na hora de abastecer:


segunda-feira, 25 de abril de 2011


Bom pessoal, estou meio sem tempo por agora então fiz umas pesquisas rápidas pela internet, coisa que não fazia a SECULOS!! rs, e nisso realmente encontrei um vídeo no youtube muuuito legal o vídeo, é sobre aquelas bebidas saindo fumaça que vemos nos filmes e novelas. Quem nunca se perguntou como aquilo acontece, quem numca quis ter e fazer aquilo na sua própria festa, pra impressionar os amigos e as Girls?¿ahn¿? Né!!



Então esse vídeo explica muito bem, de maneira bem distraída, então espero que gostem.




Eu, pessoalmentes (claro se sou eu é Pessoalmente! darr), fora a minha heineken GELADA eu prefiro as bebidas quentes, como tequila, vodka, whisky, e ate mesmo os coqueteis de fogo! Bom mais cada um na sua!!




Bom pessoal Fica ai mais essa Dica,
e continuem nos acompanhando!
Até m@is!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Como Assim As Pipocas Estouram?


Quando um grão de Pipoca (Zea mays everta) estoura isso ocorre pela combinação de 3 características intrincadas do milho de pipoca:


1. O interior do grão contém, além do amido, cerca de 14% de água.

2. O endosperma é um excelente condutor de calor.

3. O exterior do grão (pericarpo) apresenta grande resistência mecânica e
raramente possui falhas (rachaduras).

*A ponta inferior é aquela sobra que não e consumida da pipoca.



Quando aquecido intensamente, a água no endosperma sofre vaporização, criando uma grande pressão dentro do grão. O pericarpo atua como uma panela de pressão, evitando a saída do vapor de água até que uma certa pressão limite seja atingida. Neste ponto, ocorrem duas coisas: o grão explode, com som característico (pop!) e o amido do endosperma incha abruptamente, criando aquela textura macia.

Agora, por que nao se pode usar qualquer tipo de milho para que seja feita a pipoca?? Simples, a maioria das especies de milho, possuem em seu interior uma quantidade de agua muito baixa cerca de 8 - 11% de agua, que quando aquecidos e vaporizados não possuem força o suficiente para romper o pericarpo. assim é utilizado o Zea mays everta, que possui 14% de agua em seu
interior!

Agora é só se deliciar com uma deliciosa
pipoca doce ou salgada a seu gosto!


Bom pessoal Fica ai mais essa Dica,
e continuem nos acompanhando!
Até m@is!

domingo, 17 de abril de 2011

É você que determina, vai de álcool ou gasolina?

Aah como eu adoro um bom e velho congestionamento... nada melhor do que buzinas incessantes, pessoas alteradas, fumaça de escapamentos e pessoas curiosas dentro do carro para despertar uma dúvida e nos fazer pensar um pouco, não é verdade? Torna-se ainda mais freqüentes os porquês quando o motorista de tal carro é um químico ou aspirante a químico.

Bom, tudo começou em uma noite de sábado quando ocorria uma festa tradicional em Goiânia e minha missão era levar minha irmã até aquele lugar hostil. Em meio àquele belo congestionamento e um simpático caminhão que mais parecia ser uma chaminé de refinaria, eis que surge a questão... Gustin (meu apelido carinhoso), o que polui mais? O álcool ou a gasolina?

Atordoado com toda aquela situação nem um pouco estressante onde o bom humor era a única coisa que não estava presente, a minha escapatória foi lembrar-me daquela técnica infalível... Eu prometo pesquisar e te trago na próxima carona! Então cá estou para conversar um pouco sobre esse assunto. Afinal, o que polui mais?

A Gasolina, composta basicamente por uma mistura de hidrocarbonetos (carbono e hidrogênio), que, na média típica, pode ser representada por C8H18. A queima de gasolina nos motores dos automóveis produz, em maior quantidade, dióxido de carbono (CO2) e água (H2O). Como a queima não é total, ou seja, a gasolina não reage inteiramente com o oxigênio; há ainda a produção de monóxido de carbono (CO); óxidos de nitrogênio (NOx) e dióxido de enxofre(SO2), provenientes da queima das impurezas presentes na gasolina.

Já o álcool combustível, composto por hidrogênio, carbono e oxigênio. Também chamado de etanol ou álcool etílico, é produzido por fermentação a partir da cana de açúcar, ou seja, é um combustível não derivado do petróleo, só por isso já leva vantagem: sua queima emite menos gases poluentes na atmosfera. Ao contrário da gasolina, a quantidade de NOx e de SO2 é desprezível, mas há a eliminação de aldeídos, que também constituem uma ameaça à saúde da população. De qualquer maneira, o carro movido a álcool é bem menos poluente que o movido a gasolina; daí vem a técnica usada no Brasil de se adicionar 15% de álcool na gasolina, afim de evitar altos índices de poluição.

Concluindo, a gasolina é um recurso natural finito. Etanol é renovável e de acordo com os últimos trabalhos científicos, cada litro de etanol utilizado nos veículos libera, do ciclo completo, 0,26 quilos de gás carbônico. Já a gasolina, por litro de etanol equivalente, libera 2,28 quilos de gás carbônico. Ou seja, a gasolina polui quase 10 vezes mais. Além disso, se a safra de cana for bem manejada (sem queimadas, por exemplo), com a tecnologia agrícola adequada, o crescimento da próxima safra de cana absorve gás carbônico da atmosfera.

Bom... fica aí a dica para seus próximos congestionamentos, longas esperas em bancos e médicos, filas do RU e caixas lotéricas. Pense química!

Aguardem cenas do próximo capítulo!


sexta-feira, 15 de abril de 2011

COISAS DA VIDA

Como bom rapaz que sempre fui, fazia questão de ir com a minha mãe ao supermercado fazer as compras do mês. Tocava o terror, correndo pelos corredores e catando tudo que via pela frente. Ela adorava, como toda mãe. “Fika quieto infeliz, se não vou te bater até você virar do avesso!” Era amor demais. Mas que atire a primeira pedra quem nunca fez isso! Nada mais normal, a não ser minha tara por tudo que parecia gostoso, como todo bom gordinho. Nessas idas e vindas pelos corredores supermercadorificos da vida, cansei de ver minha mãe dizer ao meu pai: “Não Bunzunzunzinho, esse detergente não, ele é ruim, não faz espuma...”. Morria de vergonha da minha mae falar isso. Não por ela não saber que a espuma do detergente não fazia a menor diferença se tratando da eficiência do detergente,mas ques apelidozinhos que eu tinha que escutar! E não era só eu! Todo o supermercado tinha que ouvir também. E me encolhia no meu canto. A famosa vergonha alheia sabe...

Voltando ao assunto detergente, isso é algo que a maioria das pessoas imagina sobre os detergentes. Que o fator determinante da sua eficiência de limpeza é a espuma, mas que na verdade não é. Primeiramente, vamos definir detergente.

“Os detergentes (ou surfactantes) são substâncias antrolicas, ou seja, apresentam em sua estrutura molecular uma parte polar e outra apolar, o que dá a estas moléculas a propriedade de acumularem-se em interfaces de dois líquidos miscíveis ou na superfície de um líquido.”

Tudo bem?Claro que não! QUE P*** É ESSA VÉI? Resumindo e traduzindo, detergentes são substancias que são formadas pela reação de um acido graxo, normalmente de cadeia longa, com uma base forte. Eles têm na sua estrutura uma parte hidrofílica (afinidade pela água) e uma parte Lipofílica (afinidade pela gordura, lipídios). Por isso, quando esse detergente entra em contato com a sujeira (no caso a gordura) e a água, ele forma micelas, como na imagem abaixo.








Essas micelas ficam com a sua parte hidrofílica exposta a água, por afinidade, o que acaba envolvendo a gordura, (oleo, banha, toicinho) e facilita a limpeza. Cabe lembrar que o detergente ou sabão por si só não faz nada. O que realmente limpa é a junção detergente + água. E a espuma o que é? É o resultante da reação do ar com o detergente.

Bom eu disse tudo isso pra minha mãe, claro. E sabe o que ela me respondeu?
“ Olha zigucho, nosso bebê ta crescendo!”

Certas coisas nunca mudam.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

ESTADO ALCOÓLICO AVANÇADO

Confesso que o post abaixo veio como uma tentação deixa para tratar de um assunto que deixa muitos com dor na consciência de cabeça: a tal da ressaca.
A priori, temos que ter em mente que cada um tem um limite de tolerância à ingestão do néctar dos deuses Há a questão do hábito, pessoas há mais tempo nessa celebração estão mais adaptadas. Tenho amigos que fazem inveja a muitos motores V6 e V8. Bom, certo é que o álcool que ingerimos é o etanol. E como qualquer alimento que é ingerido, ele tende a ser metabolizado. Cabe ao fígado esse duro papel. Mas digamos que o ritmo de trabalho do fígado não é o mesmo do de ingestão de álcool, digamos que ele funciona num ritmo de segunda feira bem mais lento, assim o álcool é transformado em água e gás carbônico. Pode se eliminar o álcool através do suor, urina e respiração também. Mas como quase sempre a ingestão do álcool é bem maior que sua eliminação, o que não é metabolizado fica no estômago e entra na corrente sanguínea, ai percorre o corpo e volta de novo ao fígado, ficando sempre nesse movimento sensual. Contudo o fígado não resolve tudo, ele obedece as Leis Ponderais, tudo na sua proporção. de bebidas alcoólicas.
Mas antes de ser convertido em água, ocorrem etapas intermediarias, como a formação de ácido acético e antes deste a do etanal, um tipo de aldeído, que é o fdp responsável pelas coisas ruins. É brincadeira né, nosso organismo transformando algo tão bom como o álcool nesse trem destruidor que é o etanal. Enfim, isso acontece porque o etanal é mais fácil de ser quebrado que o etanol. Maldito organismo, prefere o trabalho mais fácil ao menos doloroso. Enquanto o normal seria o organismo trabalhar em conjunto para armazenar e liberar glicose, todo trabalho é direcionado ao metabolismo do álcool, acabando com o estômago (acumulo de ácido) e dando um baque nos neurotransmissores (para ser mais específico, é o aldeído que faz essa trairagem). Como as enzimas que degradariam o aldeído não são suficiente, ele começa a percorrer nosso corpo, e aí começam os efeitos: estado mais alegre, espontâneo, sincero e sensual.
Só que uma hora esse álcool acaba, mas organismo sacaneando de novo não para de produzir as enzimas, ai o ele entra em colapso, e o resultado já se sabe: dor de cabeça, náuseas, diarreia, enjoo, cansaço, desidratação e irritação. Fazer o que né, há bem que trazem males, ou males que vem para o bem, vai saber.
Bom galera, a moderação no consumo ajuda, mas cada um sabe o que faz a não ser que já estja embriagado.
Para maiores detalhes podemos marcar uma conversa num bar qualquer, meu tel é .....

Cerveja Quente no Balde??

Ola, pessoal eu finalmente vou fazer minha primeira postagem no nosso Visões Simplificadas Facilitando o Seu Dia a Dia, e por que não começar com uma das maiores curiosidades de uma mesa de bar¿¿ Como assim??? Vou ilustrar:

Caso 1: Sem um amigo Químico


  • · Sexta feira anoite você acabou de sair da faculdade (Morto de
    Cansado) e vai a um happy hour com os amigos, tranqüilo! Então vcs pediram um balde com 5 long neck de Heineken (CLARO!), e como todos sabemos (espero), cerveja Heineken É SIMPLISMENTE HORRIVEL! QUANDO QUENTE!! E infelizmente ela não veio exageradamente gelada! Então assim você vai beber Heineken quente.

Isso porque você infelizmente não tem um amigo químico no grupo, assim acaba bebendo cerveja quente.



Caso 2: Com um Amigo Químico

  • · Sexta feira anoite você acabou de sair da
    faculdade (Morto de Cansado) e vai a um happyhour com os amigos, tranqüilo! Então vcs pediram um balde com 5 long neck de Heineken (CLARO!), e como todos sabemos (espero), cerveja Heineken É SIMPLISMENTE HORRIVEL! QUANDO QUENTE!! E infelizmente ela não veio exageradamente gelada! Então assim você vai beber Heineken quente.

Porem com você esta aquele seu amigo que faz química, então quando o balde chegou com a cerva, a primeira coisa que ele fez foi catar o saleiro da mesa e salpicar bastante sal encima do gelo. Assim a Temperatura do gelo caiu e terminou de gelar a cerveja, e 3min depois de chegar vocês ja estão bebendo a cerva gelada!

Porque isso ocorre? Qual é o truque¿

Não tem truque nenhum, é simples na verdade, o sal tende a se hidratar as partículas de sal tendem a se dissolver na água, quando o sal esta na superfície do gelo, ele começa a se dissolver

na água, essa dissolução é um processo endotérmico, ou seja, o sal arranca calor da pedra de gelo para se dissolver assim deixando a pedra ainda mais gelada, nesse processo a temperatura pode atingir o nível de -18°C deixando assim sua cerveja ainda mais gelada!



Bom galera Fica ai a Dica,

e continuem nos acompanhando! Ate m@is!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

MAL DITA QUÍMICA?

Resultado do Vestibular saiu. Passei! Tanto esforço e dedicação no ensino médio foram recompensados. Você tem sua cabeça raspada, é sacaneado de todas as formas possíveis, mas mesmo assim está feliz. Até que chega alguém e diz: Passou no vestibular né! Parabéns! Prestou pra que mesmo? Você responde: Química! “Você é louco? Detesto química! Como você é corajoso.” Essa foi a resposta que eu ouvi em 98% das vezes que me perguntaram isso. Os outros 2% foram: “Putaaaaa ooo que pariuuuuu!” A química não tem um status muito bom no nosso meio. Mas por quê? Cada vez que uma pessoa me respondia dessa forma, eu ficava mais e mais curioso pra saber por que ninguém gostava! Uma ciência de importância como a química não pode ser desprezada dessa forma.

O tempo foi passando, e a verdade foi vindo à tona. Não era um problema só da química, mas dela, da física, da matemática. As ciências em geral eram, e são todas menosprezadas. Uma verdadeira “Cienciofobia”. As causas disso geram teses de mestrado, trabalhos de monografia, discussões em classe. O porquê de ninguém gostar, pra mim é um mistério, mas o que os estudos apontam é:

- Uma má introdução da disciplina, com docentes que não são formados em licenciatura em química. Muitas vezes tivemos aulas de química com Engenheiros, Farmacêuticos, Médicos, Dentistas, Músicos...

- A maneira como a química é ofertada para os alunos, uma maneira totalmente teórica, apenas cálculos e deduções. Tarefa pra casa: Resolver a lista de química. De boa, são só 150 exercícios.

Resumindo tudo, ninguém está aprendendo química direito na escola. Não estou querendo dizer que se resolvessemos esses problemas, e todo mundo aprendesse, iríamos todos gostar. A gente sabe que “gosto é igual braço, tem gente que não tem”, mas a questão é mudar/melhorar para que todos aprendam de verdade. É impossível gostar de algo que não sabemos. A química é mágica, e está em todo lugar. Você só tem que aprender a enxergar.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

TEM PRECIPITADO NO MEU SUCO?

Assim como eu, muitas pessoas ainda não aderiram à substituição do bom e velho açúcar pelos adoçantes, principlamente aqueles amigos de luta que primam pelo melado no fundo do copo e/ou gostam de cultivar um corpo mais arredondado destacado em meio à esta era fitness. Mas e esse melado aí, seria um precipitado, um corpo de fundo, ou é tudo a mesma coisa ?
A resposta é sim, mas antes que um professor das antigas mais conservador, com todo respeito, é claro, me crucifique vamos fazer umas pequenas considerações; costuma-se falar que corpo de fundo é todo aquele excesso de soluto que acaba por não se dissolver em uma solução, já o precipitado é resultado da formação de um produto insolúvel no meio em que se encontra. Em comum temos que em ambos ocorre um acúmulo no fundo do recipiente em que estão inseridos.
Mas se tudo desce, por que não chamar tudo de corpo de fundo ? Podemos sim chamar tudo de corpo de fundo, basta apenas saber diferenciar por que motivo acontece, seja pelo excesso de soluto ou pela formação de um produto insolúvel. Mas tá, e quanto ao melado, por que diabos acontece ?
No caso do melado presente no suco temos um corpo de fundo formado pelo excesso de soluto na solução. Aí entra em cena o tal do coeficiente de solubilidade, que é um fator que mostra a quantidade máxima de soluto que pode se adicionar ao solvente sem que eu tenha corpo de fundo. Com qualquer quantidade de soluto até o coeficiente de solubilidade não há a presença do corpo de fundo, já acima do mesmo, observa-se a formação do corpo de fundo. Vale lembar que este coeficiente pode ser alterado, por exemplo através do aquecimento da solução, mas aí já é outra história.