segunda-feira, 4 de abril de 2011

TEM PRECIPITADO NO MEU SUCO?

Assim como eu, muitas pessoas ainda não aderiram à substituição do bom e velho açúcar pelos adoçantes, principlamente aqueles amigos de luta que primam pelo melado no fundo do copo e/ou gostam de cultivar um corpo mais arredondado destacado em meio à esta era fitness. Mas e esse melado aí, seria um precipitado, um corpo de fundo, ou é tudo a mesma coisa ?
A resposta é sim, mas antes que um professor das antigas mais conservador, com todo respeito, é claro, me crucifique vamos fazer umas pequenas considerações; costuma-se falar que corpo de fundo é todo aquele excesso de soluto que acaba por não se dissolver em uma solução, já o precipitado é resultado da formação de um produto insolúvel no meio em que se encontra. Em comum temos que em ambos ocorre um acúmulo no fundo do recipiente em que estão inseridos.
Mas se tudo desce, por que não chamar tudo de corpo de fundo ? Podemos sim chamar tudo de corpo de fundo, basta apenas saber diferenciar por que motivo acontece, seja pelo excesso de soluto ou pela formação de um produto insolúvel. Mas tá, e quanto ao melado, por que diabos acontece ?
No caso do melado presente no suco temos um corpo de fundo formado pelo excesso de soluto na solução. Aí entra em cena o tal do coeficiente de solubilidade, que é um fator que mostra a quantidade máxima de soluto que pode se adicionar ao solvente sem que eu tenha corpo de fundo. Com qualquer quantidade de soluto até o coeficiente de solubilidade não há a presença do corpo de fundo, já acima do mesmo, observa-se a formação do corpo de fundo. Vale lembar que este coeficiente pode ser alterado, por exemplo através do aquecimento da solução, mas aí já é outra história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário