Bom galera, recuperado do feriadão regado à muita sombra, agua fresca e chocolates, vamos voltar apertando o pé no acelerador contra o tempo perdido. Falando em pé no acelerador, quem pegou a estrada pra curtir esse feriado prolongado percebeu que o preço dos combustíveis nas bombas estavam pra f!@%$%! a nação né!? Nunca na história desse país se viu preços tão elevados nas bombas.
Pensando nisso e aproveitando que já tocamos uma vez no assunto, eu me perguntei... qual dos combustíveis gasta mais? e porque o carro ganha potência quando abastecido com álcool? Então fiz uma breve pesquisa a partir dessas perguntas.
Apesar de a potência do motor ser quase a mesma independente da mistura, as variações são, em média de 3 cavalos de potência, então quando abastecido com álcool o carro tende a oferecer melhor desempenho, enquanto com a gasolina tem maior autonomia de rodagem. Isso acontece porque a gasolina e o álcool (etanol) agem de maneira diferente no motor, a principal diferença é o poder calorífico de cada combustível, ou seja, a quantidade de energia por quantidade de massa.
O engenheiro de Materiais Fernando Pan, da Escola Politécnica da USP explica que um litro de gasolina tem mais energia que um litro de álcool. " Para cada grama de gasolina utilizada no motor, são necessários 15 gramas de oxigênio para a queima completa. Para um grama de álcool são necessários 9 gramas de oxigênio, por isso em um ciclo de motor a álcool é possível colocar mais combustível que em um ciclo de motor a gasolina". Por isso o motor a álcool é mais potente, porém consome mais combustível.
Na dúvida entre o pior e o menos ruim dá-se por encerrado mais um round álcool x gasolina, com vitória da gasolina na questão autonomia sendo ainda uma grande vilã ambiental.
Saiba calcular a vantagem dos combustíveis na hora de abastecer:
Nenhum comentário:
Postar um comentário