quarta-feira, 6 de abril de 2011

MAL DITA QUÍMICA?

Resultado do Vestibular saiu. Passei! Tanto esforço e dedicação no ensino médio foram recompensados. Você tem sua cabeça raspada, é sacaneado de todas as formas possíveis, mas mesmo assim está feliz. Até que chega alguém e diz: Passou no vestibular né! Parabéns! Prestou pra que mesmo? Você responde: Química! “Você é louco? Detesto química! Como você é corajoso.” Essa foi a resposta que eu ouvi em 98% das vezes que me perguntaram isso. Os outros 2% foram: “Putaaaaa ooo que pariuuuuu!” A química não tem um status muito bom no nosso meio. Mas por quê? Cada vez que uma pessoa me respondia dessa forma, eu ficava mais e mais curioso pra saber por que ninguém gostava! Uma ciência de importância como a química não pode ser desprezada dessa forma.

O tempo foi passando, e a verdade foi vindo à tona. Não era um problema só da química, mas dela, da física, da matemática. As ciências em geral eram, e são todas menosprezadas. Uma verdadeira “Cienciofobia”. As causas disso geram teses de mestrado, trabalhos de monografia, discussões em classe. O porquê de ninguém gostar, pra mim é um mistério, mas o que os estudos apontam é:

- Uma má introdução da disciplina, com docentes que não são formados em licenciatura em química. Muitas vezes tivemos aulas de química com Engenheiros, Farmacêuticos, Médicos, Dentistas, Músicos...

- A maneira como a química é ofertada para os alunos, uma maneira totalmente teórica, apenas cálculos e deduções. Tarefa pra casa: Resolver a lista de química. De boa, são só 150 exercícios.

Resumindo tudo, ninguém está aprendendo química direito na escola. Não estou querendo dizer que se resolvessemos esses problemas, e todo mundo aprendesse, iríamos todos gostar. A gente sabe que “gosto é igual braço, tem gente que não tem”, mas a questão é mudar/melhorar para que todos aprendam de verdade. É impossível gostar de algo que não sabemos. A química é mágica, e está em todo lugar. Você só tem que aprender a enxergar.

3 comentários:

  1. Odeio essa pessoas idiotas q menosprezam o curso dos outros. Td curso tem seu valor =)

    ResponderExcluir
  2. Valeu moçada!

    Tô gostando de ver.

    Espero os outros posts.

    ResponderExcluir
  3. mto bom vi vcs no tumblr do psycho. adorava quimica qndo fazia ensino medio mas aquelas ligaçõezinha marvilhosas e as aminas amidas e acidos e tdo mais eram otimo MAS EU VIA AKILO SO QUADROOOO AI QUE FRUSTRAÇÃO!
    post otximo! boa sorte

    ana paula

    ResponderExcluir