Voltando ao assunto detergente, isso é algo que a maioria das pessoas imagina sobre os detergentes. Que o fator determinante da sua eficiência de limpeza é a espuma, mas que na verdade não é. Primeiramente, vamos definir detergente.
“Os detergentes (ou surfactantes) são substâncias antrolicas, ou seja, apresentam em sua estrutura molecular uma parte polar e outra apolar, o que dá a estas moléculas a propriedade de acumularem-se em interfaces de dois líquidos miscíveis ou na superfície de um líquido.”
Tudo bem?Claro que não! QUE P*** É ESSA VÉI? Resumindo e traduzindo, detergentes são substancias que são formadas pela reação de um acido graxo, normalmente de cadeia longa, com uma base forte. Eles têm na sua estrutura uma parte hidrofílica (afinidade pela água) e uma parte Lipofílica (afinidade pela gordura, lipídios). Por isso, quando esse detergente entra em contato com a sujeira (no caso a gordura) e a água, ele forma micelas, como na imagem abaixo.
Essas micelas ficam com a sua parte hidrofílica exposta a água, por afinidade, o que acaba envolvendo a gordura, (oleo, banha, toicinho) e facilita a limpeza. Cabe lembrar que o detergente ou sabão por si só não faz nada. O que realmente limpa é a junção detergente + água. E a espuma o que é? É o resultante da reação do ar com o detergente.
Bom eu disse tudo isso pra minha mãe, claro. E sabe o que ela me respondeu?
“ Olha zigucho, nosso bebê ta crescendo!”
Certas coisas nunca mudam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário