sexta-feira, 15 de abril de 2011

COISAS DA VIDA

Como bom rapaz que sempre fui, fazia questão de ir com a minha mãe ao supermercado fazer as compras do mês. Tocava o terror, correndo pelos corredores e catando tudo que via pela frente. Ela adorava, como toda mãe. “Fika quieto infeliz, se não vou te bater até você virar do avesso!” Era amor demais. Mas que atire a primeira pedra quem nunca fez isso! Nada mais normal, a não ser minha tara por tudo que parecia gostoso, como todo bom gordinho. Nessas idas e vindas pelos corredores supermercadorificos da vida, cansei de ver minha mãe dizer ao meu pai: “Não Bunzunzunzinho, esse detergente não, ele é ruim, não faz espuma...”. Morria de vergonha da minha mae falar isso. Não por ela não saber que a espuma do detergente não fazia a menor diferença se tratando da eficiência do detergente,mas ques apelidozinhos que eu tinha que escutar! E não era só eu! Todo o supermercado tinha que ouvir também. E me encolhia no meu canto. A famosa vergonha alheia sabe...

Voltando ao assunto detergente, isso é algo que a maioria das pessoas imagina sobre os detergentes. Que o fator determinante da sua eficiência de limpeza é a espuma, mas que na verdade não é. Primeiramente, vamos definir detergente.

“Os detergentes (ou surfactantes) são substâncias antrolicas, ou seja, apresentam em sua estrutura molecular uma parte polar e outra apolar, o que dá a estas moléculas a propriedade de acumularem-se em interfaces de dois líquidos miscíveis ou na superfície de um líquido.”

Tudo bem?Claro que não! QUE P*** É ESSA VÉI? Resumindo e traduzindo, detergentes são substancias que são formadas pela reação de um acido graxo, normalmente de cadeia longa, com uma base forte. Eles têm na sua estrutura uma parte hidrofílica (afinidade pela água) e uma parte Lipofílica (afinidade pela gordura, lipídios). Por isso, quando esse detergente entra em contato com a sujeira (no caso a gordura) e a água, ele forma micelas, como na imagem abaixo.








Essas micelas ficam com a sua parte hidrofílica exposta a água, por afinidade, o que acaba envolvendo a gordura, (oleo, banha, toicinho) e facilita a limpeza. Cabe lembrar que o detergente ou sabão por si só não faz nada. O que realmente limpa é a junção detergente + água. E a espuma o que é? É o resultante da reação do ar com o detergente.

Bom eu disse tudo isso pra minha mãe, claro. E sabe o que ela me respondeu?
“ Olha zigucho, nosso bebê ta crescendo!”

Certas coisas nunca mudam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário