domingo, 17 de abril de 2011

É você que determina, vai de álcool ou gasolina?

Aah como eu adoro um bom e velho congestionamento... nada melhor do que buzinas incessantes, pessoas alteradas, fumaça de escapamentos e pessoas curiosas dentro do carro para despertar uma dúvida e nos fazer pensar um pouco, não é verdade? Torna-se ainda mais freqüentes os porquês quando o motorista de tal carro é um químico ou aspirante a químico.

Bom, tudo começou em uma noite de sábado quando ocorria uma festa tradicional em Goiânia e minha missão era levar minha irmã até aquele lugar hostil. Em meio àquele belo congestionamento e um simpático caminhão que mais parecia ser uma chaminé de refinaria, eis que surge a questão... Gustin (meu apelido carinhoso), o que polui mais? O álcool ou a gasolina?

Atordoado com toda aquela situação nem um pouco estressante onde o bom humor era a única coisa que não estava presente, a minha escapatória foi lembrar-me daquela técnica infalível... Eu prometo pesquisar e te trago na próxima carona! Então cá estou para conversar um pouco sobre esse assunto. Afinal, o que polui mais?

A Gasolina, composta basicamente por uma mistura de hidrocarbonetos (carbono e hidrogênio), que, na média típica, pode ser representada por C8H18. A queima de gasolina nos motores dos automóveis produz, em maior quantidade, dióxido de carbono (CO2) e água (H2O). Como a queima não é total, ou seja, a gasolina não reage inteiramente com o oxigênio; há ainda a produção de monóxido de carbono (CO); óxidos de nitrogênio (NOx) e dióxido de enxofre(SO2), provenientes da queima das impurezas presentes na gasolina.

Já o álcool combustível, composto por hidrogênio, carbono e oxigênio. Também chamado de etanol ou álcool etílico, é produzido por fermentação a partir da cana de açúcar, ou seja, é um combustível não derivado do petróleo, só por isso já leva vantagem: sua queima emite menos gases poluentes na atmosfera. Ao contrário da gasolina, a quantidade de NOx e de SO2 é desprezível, mas há a eliminação de aldeídos, que também constituem uma ameaça à saúde da população. De qualquer maneira, o carro movido a álcool é bem menos poluente que o movido a gasolina; daí vem a técnica usada no Brasil de se adicionar 15% de álcool na gasolina, afim de evitar altos índices de poluição.

Concluindo, a gasolina é um recurso natural finito. Etanol é renovável e de acordo com os últimos trabalhos científicos, cada litro de etanol utilizado nos veículos libera, do ciclo completo, 0,26 quilos de gás carbônico. Já a gasolina, por litro de etanol equivalente, libera 2,28 quilos de gás carbônico. Ou seja, a gasolina polui quase 10 vezes mais. Além disso, se a safra de cana for bem manejada (sem queimadas, por exemplo), com a tecnologia agrícola adequada, o crescimento da próxima safra de cana absorve gás carbônico da atmosfera.

Bom... fica aí a dica para seus próximos congestionamentos, longas esperas em bancos e médicos, filas do RU e caixas lotéricas. Pense química!

Aguardem cenas do próximo capítulo!


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